De acordo com a Construction Industry Institute (CII) construtibilidade se define como “o uso do conhecimento e experiência nas fases do planejamento, projeto, suprimento e operações de campo de forma a se alcançar os objetivos gerais do empreendimento”.
Este termo não existe em nosso dicionário. Pois, se trata de uma apropriação do termo inglês constructability.
A construtibilidade é própria da análise de nível gerencial que inicia na etapa preliminar do projeto, passando pelo planejamento, terminando na execução da obra; trata-se da aplicação da experiência e de conhecimentos técnicos durante estas etapas.
É importante deixar claro, que a construtibilidade se inicia na fase preliminar planejamento e vai até à etapa de implementação do projeto ou programa proposto. Está análise tem potencial de reduzir impactos sobre o custo da obra e seu tempo de execução.
O objetivo da abordagem é apresentar condições de manter uma análise contínua do projeto, possibilitando otimizar o planejamento de custos e cronograma ao mesmo tempo que diminui os riscos.
Vamos pensar de maneira prática
Um ciclo de projetos em BIM, caso não exista uma análise apurada e avaliação dos fluxos de trabalho corretamente, na comunicação e interoperabilidade entre os projetistas, teremos problemas. Deste modo, a construtibilidade e sua análise é relevante.
Durante o planejamento de uma obra com pré-moldada de concreto, foi desenvolvido um cronograma e orçamento para o transporte de peças.
Entretanto, durante o transporte, foi identificado que em um determinado trecho da rota, o caminhão não conseguiria passar ou o canteiro não possuía espaço para acomodar as peças.
Neste cenário é que encontramos a importância da análise de construtibilidade.
A recomendação de boas práticas da CII, a RT-034 Constructability Implementation, os benefícios de uma implementação eficaz da construtibilidade são:
- Redução do custo total do projeto em 4.3%, em média.
- Redução do cronograma final do projeto em 7.5%, em média.
- Melhora da qualidade do projeto (manutenção, confiabilidade e operabilidade).
- Melhoria de segurança do projeto e diminuição dos impactos ambientais.
- Minimização do retrabalho e do replanejamento do projeto.
A CII ainda estabelece os níveis de implantação da análise de construtibilidade em nível organizacional, sendo:
Nível 1 — Sem Programa
Nível 2 — Aplicação de suportes selecionados
Nível 3 — Programa Informal
Nível 4 — Programa Formal
Nível 5 — Programa formal abrangente
São inúmeros aspectos a se considerar, entretanto, é possível resumir dizendo que as estratégias são ligadas na identificação criteriosa e análise de um caminho critico da construção, priorizar atividades críticas, identificar possíveis interferências entre os trabalhos, utilizar conceitos e padronizar projetos.
Um dos conceitos centrais é: incentive sempre o pensamento fora da caixa, buscando práticas que inovem e tragam benefícios ao projeto.